A natureza do som é ondas sonoras

* Introdução à Acústica:

Explore a natureza do som, das ondas sonoras, suas propriedades como frequência e amplitude e como eles interagem com nossos ouvidos para criar percepção.

Cada instrumento musical produz uma vibração característica. As vibrações espalham-se pelo ar formando ondas sonoras que, ao chegarem ao ouvido, permitem identificar o instrumento, mesmo que não o possamos ver. Os quatro exemplos mostrados representam formas de onda de alguns instrumentos comuns. Um diapasão gera um som puro e vibra regularmente com uma forma de onda arredondada.

Um violino gera um som claro e uma forma de onda irregular. A flauta gera um som suave e uma forma de onda relativamente arredondada. O diapasão, o violino e a flauta tocam a mesma nota, de modo que a distância entre os máximos da onda é a mesma em todas as formas de onda. O gong não vibra regularmente como os três primeiros instrumentos. Sua forma de onda é irregular e aleatório, e geralmente você não consegue reconhecer a nota.

O som é definido como o fenômeno físico que estimula o sentido da audição. Nos humanos, isso ocorre sempre que uma vibração com frequência entre 15 e 20.000 hertz atinge o ouvido interno. O hertz (Hz) é uma unidade de frequência que corresponde a um ciclo por segundo. Essas vibrações chegam ao ouvido interno e são transmitidas através do ar, e às vezes o termo “som” é restrito à transmissão neste meio.

Contudo, na física moderna o termo é geralmente estendido a vibrações semelhantes em meios líquidos ou sólidos. Sons com frequências superiores a cerca de 20.000 Hz são chamados ultrassonografias. Consulte Ultrassônico.

Este capítulo trata deste campo da física em termos gerais. Para questões relacionadas com a ciência arquitectónica da concepção de salas e edifícios com propriedades adequadas de propagação e recepção sonora. Em relação à natureza do processo fisiológico de audição dos sons e à anatomia do mecanismo auditivo em pessoas e animais.

Livros recomendados

O Livro do Som


eBook Version


PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

Teatro, Rádio, Televisão, Cinema e Web

Livro digital


Comentários

Postagens mais visitadas