Cantores e seus técnicos

* Técnicas Vocais:

Aprofunde-se em várias técnicas vocais, como respiração, fonação, ressonância e articulação, e como elas moldam o desempenho vocal.

Entre os muitos estilos de canto do mundo, as diferenças culturais são vistas nas variações de cores, na tensão física e na intensidade acústica. Essas diferenças também são reveladas preferências pelas faixas de registros agudos ou graves, no canto solo ou coral, na abundância ou escassez de ornamentação e no uso ou ausência de uivos, gritos e outras modificações coloridas da voz.

A rica variedade de estilos vocais encontrados hoje no Ocidente abrange: a técnica estudada, ressonante e de alta projeção dos cantores de ópera; o som descontraído e intimista dos bardos populares; o estilo de canto tenso e as melodias agudas e altamente ornamentadas dos cantores folclóricos; o canto rubato descontraído e sutilmente ornamentado de músicos de jazz e blues; e, finalmente, o som tenso e eletronicamente distorcido de muitas músicas de rock. No local onde outrora floresceram as civilizações mediterrânicas e asiáticas, predomina uma forma de cantar que prefere notas altas, com uma voz tensa e ornamentada cantada a solo; No entanto, dentro dessa grande área geográfica, os sons variam desde o estilo altamente ornamentado e amplo do canto clássico indiano até o som nasal, extremamente agudo e saliente da ópera chinesa.

Na África Subsariana, onde se encontra uma rica tradição de música coral, as vozes mais graves das mulheres e as vozes mais graves das mulheres vozes penetrantes dos homens são favorecidas. Muitas regiões agrícolas da Europa Central também têm fortes tradições corais, caracterizadas por um vocal aberto e franco.

O essencial na entonação são as variações tonais. Quando você começa a falar, o as cordas vocais ficam tensas e ocorre um aumento mais ou menos rápido no tom, e quando o a expressão termina, as cordas relaxam, vogais causam a descida tonal. Os tons altos são geralmente associados a estados de humor emocionais e os tons baixos a situações depressivas. A subida do tom é utilizada para despertar o interesse do interlocutor, o que explica por que a subida do tom caracteriza afirmações, perguntas e expressões afetivas inacabadas.

Pelo contrário, o rebaixamento do tom marca o fim da afirmação afirmativa, pois não é necessário manter o interesse e a atenção do ouvinte. Os tons são incertos e mutáveis. Pode-se dizer que cada locutor tem seu tom; As características de pronúncia de cada indivíduo variam dependendo do seu humor e hábitos de pronúncia. Os ouvidos das pessoas são muito sensíveis às características tonais, de modo que as pessoas podem ser identificadas pelas suas características entonacionais. A entonação também possui uma fisionomia própria em cada região.

Livros recomendados

O Livro do Som


eBook Version


PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

Teatro, Rádio, Televisão, Cinema e Web

Livro digital


Postagens mais visitadas